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    O Clube Textos & (Pre) textos tem como principal finalidade desenvolver competências nos alunos, no âmbito da leitura e da escrita numa vertente mais lúdica. Pretende-se, desta forma, dar cumprimento aos principais objetivos preconizados por organizações internacionais (IASL, IFLA e UNESCO) no que diz respeito à Missão e Funções da Biblioteca Escolar, que entre outras deve assegurar:

  •  Função cultural - melhorar a qualidade de vida mediante a apresentação e apoio a experiências de natureza estética, orientação na apreciação das artes, encorajamento à criatividade e desenvolvimento de relações humanas positivas;

  •   Função recreativa - suportar e melhorar uma vida rica e equilibrada e encorajar uma ocupação útil dos tempos livres mediante o fornecimento de informação recreativa, materiais e programas de valor recreativo e orientação na utilização dos tempos livres;"

  •  Promover a leitura como forma de desenvolvimento das várias literacias, dado que existe uma ligação direta entre o nível de leitura e os resultados da aprendizagem.

  •  Formar jovens leitores para uma aprendizagem ao longo da vida.

    No ano letivo de 2014/15 decidiu-se avançar, ainda a título experimental, com alunos que manifestavam alguma resistência à aquisição de hábitos de leitura e dificuldades ao nível da expressão escrita. Da avaliação final realizada pelos alunos, resultou a vontade de prosseguir com esta aventura pelos livros e pela escrita.  No presente ano letivo (2015/16) pretendeu-se ampliar-se a dimensão do Clube, tornando-o aberto à participação / colaboração de outros professores e abrangendo mais alunos, desde o 7º ao 9º ano de escolaridade.

    A designação  do Clube Textos & (Pre) textos revela, desde já, o propósito de converter a leitura de um texto literário num mero pretexto para a sua discussão (aperfeiçoamento da expressão oral) promovendo a prática de escrita criativa.

     Espera-se que com esta atividade de  carácter permanente, se tenha sempre em conta a evolução da leitura e da escrita enquanto competências a desenvolver nos jovens, mas também as competências da oralidade e educação literária, em alunos do terceiro ciclo de escolaridade.

    Ler histórias e outros tipos de textos, desenvolver jogos de escrita, criar pequenos textos, não só permite ampliar a imaginação, criatividade e gosto pela língua materna como ajuda a expandir o pensamento e contribui para a formação da personalidade e identidade dos jovens.

    O desenvolvimento de atividades terá em conta as obras para Educação Literária indicadas nas Metas Curriculares da disciplina de Português e obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura relativas a este ciclo de escolaridade. Todavia, mantêm-se explícitas as atividades de forma a facilitar/orientar o trabalho a ser desenvolvido pelos professores dinamizadores, devidamente enquadradas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.                

  OBJETIVOS

  • Promover o enriquecimento pessoal dos alunos através do contato sistemático com  textos literários, tornando-os protagonistas da sua própria  aprendizagem.

  •  Contribuir  para a formação de leitores na comunidade educativa, incentivando-os a frequentar a biblioteca escolar, como espaço alternativo de lazer, de acesso à informação e construção de conhecimento;

  • Despertar o espírito crítico e promover a reflexão e discussão;

  • Cultivar o prazer lúdico da leitura;

  • Divulgar as obras lidas à comunidade escolar através de sinopses;

  •  Ler, interpretar e produzir textos utilizando as diversas formas de linguagem e expressão;

  •  Desenvolver a expressão escrita através da criação / recriação de textos lidos;

  •  Compartilhar as experiências vivenciadas no Clube de Leitura, escrevendo pequenos textos para publicar no jornal escolar e blogue do clube.

  • Usar diferentes formas de representação e comunicação plástica através de diferentes formas visuais, técnicas e materiais.

  • Rentabilizar os diferentes recursos e equipamentos da biblioteca, nomeadamente material livro, computadores e tabletes.

                                                                                                                                                               

 

 

A Criatividade

A criatividade é sem dúvida, uma capacidade muito atraente que é benéfica não só no âmbito profissional. É muito mais do que isso. Ser criativo é uma característica fantástica que nos torna mais recetivos nas relações, porque de alguma forma esta característica está também associada a uma mente mais aberta e recetiva.
Pensemos, por exemplo, nessas pessoas que tem uma visão fechada sobre as coisas, que são incapazes de admitir outros pontos de vista: costumam ser personalidades focadas exclusivamente na sua própria visão de mundo, onde a criatividade está muito limitada.

A criatividade pode ser exercitada todos os dias. É certo que  ela surge, frequentemente, associada a um determinado tipo de personalidade, mas enquanto capacidade, ela pode ser treinada e melhorada. Isso requer principalmente vontade própria, esforço e uma dedicação sincera da nossa parte. Ser criativo é também uma forma de nos aproximarmos de uma felicidade simples, onde o mundo adquire subitamente vários pontos de vista, uma infinidade de caminhos para levar em consideração e um universo de possibilidades ao alcance da mão, onde podemos ser bem sucedidos.  Que tal tentar, então?

Dez dicas para melhorar a criatividade

1. Ser flexível

Comece por questionar  a sua realidade, reveja o valor de tudo o que  aprendeu até agora, pensando que talvez o que lhe ensinaram não é o único caminho, nem uma verdade absoluta. Relativize os seus pontos de vista, seja mais flexível com toda a sua realidade...

2. Fazer perguntas

Se não se questionar, nunca irá aprofundar o conhecimento das coisas. Comece por questionar-se sobre coisas simples, para depois abordar os aspetos mais complexos. Pense:  Por que razão sigo sempre este caminho para a escola ou trabalho? Será que chegaria mais cedo se fosse por outra rua? O que posso fazer para que a minha comida seja mais saudável e original? E se eu começar a cultivar alguma hortaliça em casa? O que posso fazer para que meus filhos se lembrem dos avós? Talvez pudesse escrever um livro sobre as suas memórias?

3. Pensar como criança

Picasso já dizia, "todas as crianças são artistas, mas o problema básico está em continuarmos a sê-lo quando chegamos à idade adulta". De facto, as crianças têm essa faísca pela inovação, por questionar as coisas, e brincarem com os conceitos de forma criativa.

4. Admitir novos pontos de vista

A sua verdade não é única, nem absoluta. Não se feche a novas vozes e novas ideias; todos podemos aprender com os outros e obter novos conceitos, novos mundos cheios de possibilidades. Não se trata apenas de escutar as outras pessoas, aqui também entra a importância da leitura: de ler livros, revistas, de consultar a internet... O mundo é cheio de informação com a qual podemos aprender todos os dias e, assim, expandir a nossa criatividade.

5. Fazer pausas e descansar o cérebro

É frequente e normal que, às vezes, nos sintamos bloqueados, não aguentamos mais e damos de cara com uma parede, frente à qual não podemos avançar... parece que não acontece nada. Quando tal acontece é sinal que a mente precisa descansar, é uma necessidade básica
do nosso cérebro. Coloque a sua mente em branco, desligue-se, ouça música, passeie, durma...

6. A importância do distanciamento

Muitas pesquisas têm demonstrado que vendo as coisas a uma relativa distância, são obtidas melhores soluções e respostas mais criativas. Por exemplo: se você fosse escrever um conto sobre a água e para se inspirar se colocasse frente a um copo d´água, a sua imaginação iria se centrar exclusivamente nesse copo: serve para beber, é incolor, sem sabor... Nosso cérebro trabalha melhor à distância, é mais criativo se não tem diante de si o objeto físico, torna-se mais abstrato, sensitivo... e recorre melhor à imaginação.

7. Senso de humor e criatividade

A criatividade está associada também aos estados de humor, as pessoas mais abertas que sabem rir, que têm um bom senso de humor, e que sabem e podem expressar-se com liberdade, costumam ser mais criativas. Portanto, por que não começar a relaxar um pouco? Por que não relativizar as coisas, tratá-las com um sorriso e obter a energia que nos traz o positivismo?

8. A criatividade do sono

Talvez isto já lhe tenha acontecido: está quase a adormecer e de repente... aparece a ideia! Pensa que, certamente irá lembrar-se dela no dia seguinte, mas quando acorda de manhã, já se esqueceu. Qual a razão para o esquecimento? A verdade é que a nossa mente relaxa nas últimas horas do dia, quando estamos quase a pegar no sono. Nosso inconsciente, que é como uma criança travessa  é mais criativo nesse momento. Sendo assim, procure relaxar e não se esqueça de ter um lápis e papel na gaveta da mesa-de-cabeceira, caso surja uma grande ideia a meio da noite e queira registá-la para não a esquecer no dia seguinte.

9. Procure a sua criatividade

O mundo está cheio de informação e de milhares de possibilidades. Se tem uma mente curiosa, que sabe questionar e que não se limita a aceitar o pré-estabelecido, com certeza deve ser uma dessas pessoas que gosta de procurar informação continuamente... Você gosta de arte, literatura, ciência? Tente ler um pouco todos os dias, tenha um diário, questione-se, crie teorias, repense o mundo.

10. Mapas conceptuais

Os mapas mentais foram criados pelo psicólogo Tony Buzan na década de 90. Trata-se de uma técnica para estruturar ideias e aceder a espaços mentais de uma forma mais criativa. São representações gráficas de como nosso cérebro recolhe informação, a processa e armazena. Como fazê-lo? É simples: existe uma ideia central e a partir dela vamos unindo galhos ou conectores com novas possibilidades, com novos caminhos associados a imagens ou palavras. A finalidade é ter o desenho de um mapa com todas as nossas ideias, a partir de uma dimensão central. É uma técnica muito útil para tomar decisões.

Acedido em https://amenteemaravilhosa.com/

(adaptado para português europeu)